Realizações notáveis de crianças homeschoolers brasileiras

A educação familiar, por envolver um horário flexível para atendimento aos objetivos específicos de cada estudante, gera oportunidades únicas de desenvolver talentos.

Clarissa, além dos estudos formais, dedica suas horas de estudos ao aprendizado de novos idiomas. É fluente em Língua Inglesa e atualmente estuda Latim, Alemão, Francês, Italiano e Espanhol.

A jovem estudante homeschooler Isabela, de 14 anos,  dedica suas horas livres a aprimorar sua técnica de desenho e ilustração.

As irmãs, Giovana e Maria Clara, em seu tempo livre, têm desenvolvido suas habilidades na arte da confeitaria, criando deliciosos e graciosos bolos.

Desde o início deste ano, João Pedro, 14 anos, tem se dedicado a desenvolver seu potencial como um jovem e promissor escritor. Iniciou seus estudos com o Programa de Composição Clássica Ano I. Atravessou os campos outonais estudando em profundidade belos textos literários. Seguiu adiante com o Programa de Composição Clássica Ano II, em que já se encontra no sétimo módulo. Com os exercícios propostos neste programa, sua escrita amadureceu e, neste clima primaveril, floresce um novo escritor.  Aprecie a seguir um dos belos textos escritor por este jovem estudante homeschooler:

Pantanal

Ascende Febo em seu formoso carro áureo; em seu eterno sono exulta Gaia, a Mãe-Terra. O domínio de Netuno reflete o brilho d’ouro, fauna e flora são tomadas pelo regozijo.

Araras por entre as árvores chalreiam; os guarnecidos jacarés emergem das águas para se deleitarem com a luz solar; Vitórias-régias flutuam em seu esplendor; plantas cobrem o solo em um verde tapete de aparência insondável; inúmeros peixes mostram seus dorsos multicolores na água.

À medida que o tempo passa, se intensifica o movimento, a cadeia alimentar exerce seu poder sobre o ecossistema. Fogem os belos peixes com a chegada das ágeis ariranhas, plantas são devoradas por capivaras, pequenas batalhas se travam em vários pontos do Pantanal. Ao fim do dia, chega Deméter com sua esplendorosa carruagem e os domínios da água obedecem ao argênteo brilho que dela advém. Alguns sobreviveram aos embates de outrora, mas sabem que mesmo durante a ambrosial e aconchegante noite se deve estar vigilante: qualquer descuido pode ser fatal.”(1)

Enfim, o homeschooling representa uma excelente oportunidade para ampliar e enriquecer a Educação de nossos filhos muito além do que é possível no ambiente escolar.

(1) Publicado originalmente em: http://www.gehspace.com/arte-cultura/floresce-um-novo-escritor/


Géssica Hellmann, Mãe educadora, 42 anos.  Sócia fundadora da AFESC, escritora, presidente da Editora Vias Clássicas e da Revista Sapiência. Adota os princípios da Educação Clássica na educação familiar e compartilha sua experiência como mãe educadora desde 2013 no blog Vias Clássicas – Valorizando o Conhecimento.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.