Resenha do livro: 100 cientistas que mudaram a história do mundo

Jonh Hudson Tiner é um autor de livros didáticos, científicos, de construção de caráter e um pélago de outros assuntos. Alguns de seus escritos foram: as coleções “Exploring the world of”, “Champions of” e “The story of”.

Este livro narra a história de cem médicos, naturalistas, químicos, matemáticos, físicos, biólogos e astrônomos cujas descobertas e invenções causaram grande impacto e influência no mundo. Coordenado de forma cronológica, o livro começa com Pitágoras e termina com Stephen William Hawking.

Doravante, destacaremos 10 cientistas dentre os 100, como uma amostra da importância educativa desta obra:

Pitágoras

No afresco de Rafael, a Escola de Atenas, Pitágoras é mostrado escrevendo em um livro quando um jovem o apresenta com uma tabuleta mostrando uma representação esquemática de uma lira acima de um desenho do tetráctis sagrado. Fonte: https://commons.wikimedia.org/

O conceito geométrico mais conhecido foi criado por Pitágoras, matemático da Grécia Antiga, que viveu entre 580 e 500 a.C. Unindo a Matemática e à Música, notou que o som se torna mais agudo ou mais grave de acordo com o comprimento das cordas. Pitágoras e seus alunos também descobriram que os números inteiros não eram suficientes para explicar toda a Matemática e a natureza.

Hipócrates

Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7c/Hippocrates.jpg

Conhecido (com razão e merecimento) como pai da Medicina moderna, Hipócrates nasceu em 460 A.C na ilha de Cós. Este grande homem foi o primeiro a refutar a crença de que as doenças eram causadas por divindades vingativas. Em vez disso, ele propôs que todas as doenças têm uma causa natural, “encontre a causa, e então você poderá curar a doença.” Hipócrates igualmente deu a luz à ideia de que o método de cura aplicado em um paciente, poderia não funcionar em outro, “o alimento de um homem é veneno para um outro.” Hipócrates morreu em 377 A.C.

Erastóstenes

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Portrait_of_Eratosthenes.png

Erastóstenes nasceu em Cirene, no ano de 276 A.C, ele foi matemático, geógrafo, historiador, astrônomo e crítico literário. Erastóstenes compilou um mapa múndi que se estendia das ilhas Britânicas ao Sri Lanka. Ele também calculou a circunferência da Terra em cerca de duzentos e cinquenta mil estádios. Erastóstenes morreu em 196 A.C.

Nicolau Copérnico

Copérnico conversando com Deus. Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jan_Matejko-Astronomer_Copernicus-Conversation_with_God.jpg

Copérnico nasceu no ano de 1473 A.D na cidade de Torun, Polônia. Após se formar em direito canônico, ele trabalhou como médico particular de seu tio, um bispo católico. Copérnico dedicou seu tempo livre à Matemática e à Astronomia para prever eventos celestinos, tais como os eclipses. Ele refutou a crença do modelo geocêntrico e publicou suas descobertas no livro: De Revolutionibus Orbium Coelestium. Copérnico morreu em 1543 A.D.

Anton Van Leeuwenhoek

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Anton_van_Leeuwenhoek#/media/Ficheiro:Jan_Verkolje_-_Antonie_van_Leeuwenhoek.jpg

Leeuwenhoek (pronuncia-se “leivanrruk”) nasceu em 1632 A.D; na cidade de Delft, Holanda. Conhecido como o inventor da pesquisa microscópica, ele trabalhou em uma loja de tecidos e, como hobby, construía microscópios para examiná-los. Com uma infinda curiosidade, Leeuwenhoek observou cabelos, pele, cortiça, marfim, olhos, sangue, asas de inseto e tecido muscular. Ele descobriu que uma gota de água abriga um milhão de protozoários. Suas descobertas tornaram-no tão famoso que lhe renderam visitas de monarcas como Frederico II, da Prússia, e Pedro, o Grande, da Rússia. Leeuwenhoek , morreu em 1723 A.D.

Louis Agassiz

Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/45/Louis_Agassiz.jpg

Louis Agassiz nasceu em 1807 A.D, em Haut-Vully, na Suíça. Ele se formou em Medicina, mas desistiu de sua profissão para tornar-se professor de História Natural. Agassiz realizou um fabuloso estudo sobre peixes fossilizados e refutou a ideia de muitos naturalistas, que afirmavam que as condições na Terra haviam permanecido as mesmas desde o início. Louis também provou a existência de uma “Era do Gelo” e se opôs à teoria evolucionista de Charles Darwin. Louis Agassiz morreu em 1873.

Louis Pasteur

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_Pasteur#/media/Ficheiro:Louis_Pasteur,_foto_av_Paul_Nadar,_Crisco_edit.jpg

Louis Pasteur nasceu em 1822 na cidade de Arbois, França. Pasteur formou-se em Química na Escola Normal Superior, e tornou-se professor logo em seguida. Ele descobriu que a levedura é composta por seres vivos, e que a fermentação pode desinfeccionar alimentos. Pasteur criou a vacina desenvolvendo uma forma branda de antraz (uma bactéria que matava criações de gado) que, ao ser injetada em um animal, tornava-o imune à doença. Louis Pasteur morreu em 1895.

Marie Sklodowska Curie

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marie_Curie#/media/Ficheiro:Marie_Curie_c1920.png

Marie Curie nasceu em 1867 em Varsóvia, Polônia. Formada em Física, Curie investigou a radioatividade do urânio. Ela propôs que a radiação não era uma propriedade resultante das reações entre os átomos, mas uma propriedade do próprio átomo. Marie Sklodowska Curie morreu em 1934, de leucemia.

Oswaldo Gonçalves Cruz

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Oswaldo_Cruz#/media/Ficheiro:Oswcruz.jpg

Oswaldo Cruz nasceu em 1872, na cidade de São Luís de Piratininga, no estado de São Paulo. Formado em bacteriologia, Oswaldo Cruz erradicou a peste bubônica, a malária e a febre amarela no Brasil, que estava em estado gravíssimo. Ele foi muito criticado por seus métodos de vacinação e de quarentena, mas uma epidemia obrigou que todos fossem para os postos de vacinação, comprovando-se os métodos do sanitarista. Oswaldo Cruz morreu em 1917.

Jacques Yves Costeau

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cousteau1972_(cropped).jpg

O oceanógrafo Jacques-Yves Costeau nasceu no ano de 1910 em Saint-André-de-Cubzac, na França. Costeau inventou novos equipamentos de mergulho para que os mergulhadores ficassem mais tempo embaixo d’água. Ele também comandou o Calypso I, um navio caça minas que converteu em barco de pesquisa oceanográficas, e construiu um pequeno submarino. Costeau morreu em 1997.

Fonte: Tiner, John Hudson. 100 cientistas que mudaram a história do mundo. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.


Michael Hellmann, 11 anos. Estudante homeschooler, ávido leitor, gosta de expressar por escrito seus pensamentos.

1 comentário

    • Zélia Campestrini on Dezembro 10, 2020 at 8:08 pm
    • Responder

    A ciência nos permite ter uma qualidade de vida melhor. Devemos muito à esses grandes homens .
    Parabéns Michael .

Deixe um comentário

Your email address will not be published.