Vaticano pediu à ONU proteção ao direito das Famílias Educadoras

Em 2012, uma delegação do Vaticano apelou à Organização das Nações Unidas para facilitar o ensino domiciliar (homeschooling) como uma opção para as famílias, pedindo enfaticamente que protejam o direito dos pais de educar seus filhos em casa. A missão, que se apresentou à ONU no início de maio daquele ano, enfatizou a tendência alarmante em muitos países de minimizar o papel dos pais.

Reverendíssimo Francis A. Chullikatt. Fonte: http://www.archivioradiovaticana.va/storico/2016/04/30/new_nuncio_to__kazakhstan_and_tajikistan/en-1226616

O Reverendíssimo Francis A. Chullikatt, observador permanente do Vaticano na ONU, disse: “Os pais têm o direito e o dever de escolher escolas, incluindo ensino doméstico, e devem possuir a liberdade de fazê-lo o que, por sua vez, deve ser respeitado e facilitado pelo Estado. Já há algum tempo, minha delegação percebeu uma tendência desconcertante, ou seja, o desejo de alguns de minimizar o papel dos pais na educação de seus filhos, como se sugerisse de alguma forma que ela não é papel dos pais, mas do Estado.”

Esta preocupação não se resume a uma questão de liberdade, mas de direitos humanos. Michael Farris, presidente da Parentalrights.org disse: “Este é um anúncio importante e bem-vindo. Estamos satisfeitos com o reconhecimento pelo Vaticano dos princípios dos direitos humanos envolvidos nessas questões. A educação desempenha um papel vital para alcançar esses objetivos e os direitos dos pais devem ser protegidos. A declaração do Vaticano é um acréscimo importante aos nossos esforços de proteção aos direitos dos pais.”

A AFESC – Associação de Famílias Educadoras em Santa Catarina acredita que este pedido deve ser ecoado em todos os níveis do governo – Municipal, Estadual e Federal – em nosso país. As famílias educadoras brasileiras merecem o respeito e a proteção do Estado Brasileiro.

Fonte: Catholic News

1 comentário em “Vaticano pediu à ONU proteção ao direito das Famílias Educadoras”

  1. Gostaria de optar pelo homescholling.
    Em novembro dec2021, o atual Gov. Moisses de SC, criou uma lei autorizando o Homeschooling, e para minha surpresa em dezembro de 2021 o Tribunal de Justica de SC, suspendeu …acredito que a pedido de muitas escolas particulares, que visão seus lucros abusivos…uma vergonha esse País.
    Fui surpreendida com uma decisão do TJSC
    Como posso iniciar o Homeschooling para meu filho de 10 anos. Sempre frequentou boas escolas particulares, mas com a pandemia tive que mudar para escola pública, foi um choque…não teve quase conteudo, durante a psndemia, e para minha sutpresa continua sem conteudo no presencial…
    Sem contar a diferença absurda de valores, de cultura e educação/criação…
    Se puderem me auxiliar.
    Desde já obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Rolar para cima